Dicas do NAF

Regularização fiscal de profissional autônomo(a):

1° Registro como autônoma na prefeitura municipal para pagar o ISS fixo (o valor dependerá do decreto municipal). Caso não haja a opção de ISS fixo na prefeitura, será realizado um cadastro para emissão de notas fiscais de serviço.

2° Pagar o INSS mensalmente, emitindo as guias para pagamento no site: (SAL – Sistema de Acréscimos Legais). Clique na opção “Contribuintes filiados a partir de 29/11/1999”, depois na categoria “Contribuinte Individual”, insira seu número do PIS e “Confirmar”.

3° Para o imposto de renda, caso ultrapasse a faixa de isenção (hoje no valor de R$2.259,20) conforme a tabela progressiva do imposto de renda (Tabela progressiva mensal do IRRF – fevereiro de 2024), será preciso emitir o DARF do IRRF de forma mensal na plataforma carnê-leão (Apurar carnê-leão). É importante destacar que os valores pagos de ISS, INSS e despesas relacionadas com a atividade profissional, serão dedutíveis do imposto de renda.

4° Para sua gestão do negócio, recomenda-se controlar todas as entradas e saídas de dinheiro mensalmente.

5° Cabe verificar a possibilidade de abertura de um CNPJ, para a viabilidade de um negócio. Neste caso, procure um contador habilitado (escritório de contabilidade), para formalização do processo.

Obs.: Esse material foi elaborado pela equipe de alunos do curso de Ciência Contábeis, participante do projeto de extensão do NAF-UFSC-Florianópolis.


Passo a passo para realizar pedido de parcelamento do MEI no site da Receita Federal do Brasil

No material disponível a seguir, apresenta o passo a passo ilustrativo para lhe ajudar na realização de pedido de parcelamento do MEI no site da Receita Federal do Brasil.

Parcelamento de MEI no site da RFB

Obs.: Esse material foi elaborado pela equipe de alunos do curso de Ciência Contábeis, participante do projeto de extensão do NAF-UFSC-Florianópolis.


Como fazer para parcelar dívida ativa do MEI no sistema REGULARIZE (PGFN)

Sua MEI entrou em dívida ativa? Como regularizar?

O NAF-UFSC-Florianópolis preparou um material exclusivo para lhe ajudar na realização de pedido de parcelamento da dívida ativa do MEI no sistema Regularize, a Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN).

Como fazer parcelamento de dívida ativa do MEI no sistema REGULARIZE

Obs.: Esse material foi elaborado pela equipe de alunos do curso de Ciência Contábeis, participante do projeto de extensão do NAF-UFSC-Florianópolis.


Passos para MEI contratar um empregado

Material desenvolvido pela equipe da Rede NAF-UFSC Florianópolis.

  1. Antes de contratar, conheça:

Os direitos básicos do empregado e a legislação trabalhista: consolidação das leis do trabalho que foi criada pelo decreto lei nº 5. 452 de 1 º de maio de 1943 para regular o trabalho no Brasil.

  1. Conheça o e-Social

O sistema de escrituração fiscal digital das obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas. Criado pelo governo federal com o objetivo de unificar o envio das informações dos trabalhadores das empresas.

  1. Recrutamento e seleção

O MEI pode ter apenas um empregado que a remuneração não deverá exceder um salário mínimo ou piso da categoria.

  1. Exame admissional e documentos necessários

Faça o exame médico admissional e solicite ao contratado os seguintes documentos:

– cópia do RG – cópia do CPF – cópia do título de eleitor – cópia de comprovante de escolaridade – cópia do certificado de alistamento militar – exame médico admissional (realizado pelo empregador) – cópia do comprovante de endereço – cópia da certidão de casamento (se for casado) – inscrição no Pis/Pasep; – cópia da certidão de nascimento dos filhos (até 21 anos de idade) – cópia da certidão de vacinação dos filhos menores de 7 anos; – comprovante de frequência escolar dos filhos maiores de 7 a 14 anos.

  1. Contrato de trabalho

No contrato deverá constar as informações como jornada de trabalho, salário e todos os direitos essenciais. Consulte o sindicato para saber os benefícios obrigatórios.

  1. Faça o cadastro de empregador e empregado no e-Social
  • O cadastro é feito online pelo “GOV.BR/e-Social” com os dados do empregador e do novo contratado;
  • Preencher a Sefip para gerar as informações de GPS e FGTS;
  • Transmitir informações no conectividade social;
  • O preenchimento da Sefip e importação para o conectividade social, será realizado mensalmente até que o processo seja substituído completamente pelo e-Social.
  1. Obrigações mensais

Elaborar a folha de pagamento mensal no e-Social. O MEI tem o recolhimento do INSS e FGTS unificado na guia DAE com vencimento no dia 07. Quando o dia 7 daquele mês cair em dia não útil, as obrigações e o recolhimento da DAE deverão ocorrer até o dia útil anterior.

  1. Obrigações anuais

São obrigações anuais do MEI para com o empregado:

  • Férias anuais remuneradas ao empregado em período determinado pelo empregador;
  • 13 º salário anual ao empregado; e
  • Programas/laudos de medicina e saúde ocupacionais, quando necessário.
  1. O custo da contratação é de 11 %:
  • 03 % INSS
  • 08 % FGTS

Obs.: esses são os valores pagos pelo empregador. Além desses, há o recolhimento previdenciário que é descontado do funcionário conforme a Tabela do INSS.